Óleo Essencial Agroflorestal Tea Tree Positiv.a: Propriedades, descrição e aplicações.

Propriedades

Anti-inflamatório

Antibacteriano

Antifúngico

Antiviral

Cicatrizante

 

Descrição

O Óleo Essencial de Melaleuca alternifolia destaca-se por sua capacidade de combater bactérias, fungos e vírus, sendo um poderoso imuno estimulante amplamente utilizado pelos povos aborígenes da Austrália, de onde é originário. Contraindicações: Peles sensíveis.

Óleos Essenciais são substâncias concentradas que devem ser utilizadas com cuidado e atenção. Gestantes, crianças, hipertensos e epilépticos somente devem fazer uso sob orientação profissional. 

Fonte: Planta Vital por Janice Zanatta, Aromaterapeuta Clínica qualificada pelo The Institute of Traditional Herbal Medicine and Aromatherapy.

 

Parte da planta utilizada

Folhas e galhos.

 

Aplicações

  • GARGANTA INFLAMADA, AFTA E GENGIVITE: em 100mL de água, pingar 3 gotas de Óleo Essencial de Tea Tree e fazer bochecho e gargarejo três vezes ao dia durante 5 dias.
  • ACNE: aplicar 1 gota do Óleo Essencial de Tea Tree puro somente sobre a área afetada. Em casos acentuados, diluir 2 gotas em 10mL de Óleo de Amêndoas ou Gergelim Positiv.a e aplicar no rosto todo antes de dormir. Repetir o processo duas vezes por semana até as espinhas secarem.
  • CANDIDÍASE: pingar 1 ou 2 gotas de Óleo Essencial de Tea Tree em 100mL de água quente. Fazer 20 minutos de banho de assento uma vez ao dia durante 5 dias. Para peles sensíveis, considere reduzir a temperatura e aumentar o volume d'água. Não fazer uso durante a gestação, a menstruação ou com feridas abertas.
  • HERPES LABIAL, MICOSES E FRIEIRAS: diluir 10 gotas de Óleo Essencial de Tea Tree em 20mL do Óleo Carreador Positiv.a de sua preferência e aplicar com uma haste de ponta de algodão somente na região afetada, pela manhã e antes de dormir, durante 10 dias. Se necessário, estender o uso por 5 dias adicionais.

Nota: Óleos Essenciais são substâncias concentradas que devem ser utilizadas com cuidado e atenção. Gestantes, crianças, hipertensos e epilépticos somente devem fazer uso sob orientação profissional.