Óleo Essencial Agroflorestal Lavanda dentata Positiv.a: Propriedades, descrição e aplicações.

Propriedades

Tônico

Expectorante

Anti-inflamatório

Cicatrizante

Descongestionante

Analgésico

 

Descrição

Diferentemente de outras espécies da mesma planta, a Lavandula dentata é altamente estimulante, e não sedativa ou calmante. Rica em fenchona, cineol e cânfora, apresenta um extenso uso nos desequilíbrios do sistema respiratório, como bronquite e sinusite. Contraindicações: grávidas, hipertensos e epilépticos.

Óleos Essenciais são substâncias concentradas que devem ser utilizadas com cuidado e atenção. Gestantes, crianças, hipertensos e epilépticos somente devem fazer uso sob orientação profissional. 

 

Fonte: Planta Vital por Janice Zanatta, Aromaterapeuta Clínica qualificada pelo The Institute of Traditional Herbal Medicine and Aromatherapy.

 

Parte da planta utilizada

Flores.

 

Aplicações

  • PÓS-TREINO E RELAXANTE MUSCULAR: diluir 2 gotas de Óleo Essencial de Lavanda Dentata em 2 colheres de sopa do Óleo Hidratante ou Manteiga Positiv.a de sua preferência e massagear as áreas afetadas em movimentos circulares suaves e contínuos por aproximadamente 15 minutos.
  • DOR DE CABEÇA: diluir 2 gotas de Óleo Essencial de Lavanda Dentata em 1 colher de sopa do Óleo Hidratante Positiv.a de sua preferência e massagear com movimentos circulares sua têmporas, nuca e ombros. Evitar exposição ao sol.
  • INALAÇÃO PARA RESFRIADOS, BRONQUITE E DESCONGESTIONAMENTO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS: Aquecer 500mL de água, despejar em um recipiente fundo e pingar 3 gotas do Óleo Essencial de Lavanda Dentata. Envolver a cabeça com uma toalha limpa e inalar o vapor liberado, sempre com os olhos fechados. Ao término, evitar friagem.
  • PICADAS DE INSETOS: aplicar 1 gota do do Óleo Essencial de Lavanda dentata diretamente na área afetada pela picada. Evitar exposição ao sol.

Nota: Óleos Essenciais são substâncias concentradas que devem ser utilizadas com cuidado e atenção. Gestantes, crianças, hipertensos e epilépticos somente devem fazer uso sob orientação profissional.