Óleo Essencial Agroflorestal Hortelã-pimenta Positiv.a: Propriedades, descrição e aplicações.

Propriedades

Digestivo

Descongestionante

Antiespasmódico

Carminativo

Analgésico

 

Descrição

Utilizado pelos povos romanos e egípcios, o Óleo Essencial de Mentha piperita é um conhecido regulador do sistema digestivo, auxiliando quadros de flatulência, dores de cabeça, enjoo e náusea. Contraindicações: Amamentação, epilepsia.

Óleos Essenciais são substâncias concentradas que devem ser utilizadas com cuidado e atenção. Gestantes, crianças, hipertensos e epilépticos somente devem fazer uso sob orientação profissional. 

Fonte: Planta Vital por Janice Zanatta, Aromaterapeuta Clínica qualificada pelo The Institute of Traditional Herbal Medicine and Aromatherapy.

 

Parte da planta utilizada

Folhas.

 

Aplicações

  • PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS: rinite alérgica, congestão, laringite e sinusite. Aquecer 500mL de água, despejar em um recipiente fundo e pingar 3 gotas do Óleo Essencial de Hortelã-pimenta. Envolver a cabeça com uma toalha limpa e inalar o vapor liberado, sempre com os olhos fechados. Ao término, evitar friagem. 
  • DOR DE CABEÇA: diluir 2 gotas de Óleo Essencial de Hortelã-pimenta em 1 colher de sopa do Óleo Hidratante Positiv.a de sua preferência e massagear com movimentos circulares sua têmporas, nuca e ombros. Evitar exposição ao sol.
  • GENGIVITE, HALITOSE, ENJOO E NÁUSEA: diluir 2 gotas do Óleo Essencial de Hortelã-pimenta em 200mL de água morna e fazer bochechos e gargarejos. Repetir 3 vezes na semana, após a escovação dos dentes, antes de dormir. Não ingerir.
  • MÁ DIGESTÃO E FLATULÊNCIA: diluir 2 gotas de Óleo Essencial de Hortelã-pimenta em 1 colher de sopa do Óleo Hidratante Positiv.a de sua preferência e massagear a região abdominal com movimentos circulares no sentido horário. Para enjoo e náusea, aplicar 1 gota do óleo no ecopad de algodão e inalar suavemente, a um palmo de distância do nariz.

Nota: Óleos Essenciais são substâncias concentradas que devem ser utilizadas com cuidado e atenção. Gestantes, crianças, hipertensos e epilépticos somente devem fazer uso sob orientação profissional.