Óleo Essencial Agroflorestal Eucalipto Positiv.a: Propriedades, descrição e aplicações.

Propriedades

Analgésico

Antiviral

Antibacteriano

Tônico

Expectorante

Repelente 

 

Descrição

Tônico geral, o Óleo Essencial de Eucalipto citriodora é conhecido por seu amplo uso no sistema respiratório. Além de um poderoso descongestionante das vias aéreas superiores, pode ser utilizado em casos de bronquite, resfriado, gripe e dores de garganta.

 

Óleos Essenciais são substâncias concentradas que devem ser utilizadas com cuidado e atenção. Gestantes, crianças, hipertensos e epilépticos somente devem fazer uso sob orientação profissional. 

 

Fonte: Planta Vital por Janice Zanatta, Aromaterapeuta Clínica qualificada pelo The Institute of Traditional Herbal Medicine and Aromatherapy.

 

Parte da planta utilizada

Folhas.

 

Aplicações

  • REPELENTE PARA AMBIENTES INTERNOS: em água, diluir 10 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto no Aromatizador Elétrico Positiv.a para uma proteção de até 2 horas.
  • SINUSITE: aplicar 2 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto em 5mL de Óleo de Gergelim ou Amêndoas Positiv.a, massagear os seios da face com movimentos delicados, do centro para as laterais. Evitar exposição ao sol.
  • PÓS-TREINO E ALÍVIO DE DOR NAS ARTICULAÇÕES: Diluir 2 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto em 2 colheres de sopa do Óleo Hidratante ou Manteiga Positiv.a de sua preferência e massagear as áreas afetadas em movimentos circulares suaves e contínuos por aproximadamente 15 minutos.
  • INALAÇÃO PARA RESFRIADOS, BRONQUITE E DESCONGESTIONAMENTO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS: Aquecer 500mL de água, despejar em um recipiente fundo e pingar 3 gotas do Óleo Essencial de Eucalipto. Envolver a cabeça com uma toalha limpa e inalar o vapor liberado, sempre com os olhos fechados. Ao término, evitar friagem.

Nota: Óleos Essenciais são substâncias concentradas que devem ser utilizadas com cuidado e atenção. Gestantes, crianças, hipertensos e epilépticos somente devem fazer uso sob orientação profissional.